content top

quarta-feira, agosto 03, 2011

Ao cheiro das águas



“Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.  Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta. Jó 14.7-9
Elemento natural e essencial do planeta. Sem ela não há vida.
Águas na Bíblia
Freqüentemente simbolizam bênção e refrigério espiritual dados por Deus. Duas figuras:

A Palavra
O Espírito Santo
A voz do Senhor sobre as águas – Sl 29.3
Regenera, renova – Tt 3.5,6
Purifica, lava – Ef 5.25,26; 1Pe 1.22
Dessedenta – Jo 7.37-39
Limpa – Jo 15.3
Abençoa – Is 44.3
Evangelho – Pv 25.25
Lava, purifica, santifica – 1Co 6.10,11

Árvores na Bíblia
São pessoas
Is 61.3 a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado.;

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Sl 1.3

Árvores cortadas – pessoas desiludidas, escravizadas, vencidas, caídas, com vontade destruída, perdidas, desprezadas, sem vida, secas.

O que causa a seca?
O pecado, Jr 14.1-7
O abatimento, Pv 17.22;
O desprezo, 2Sm 9.8 (Mefibosete – cão como eu?)
O desejo pelo mundo, Nm 11.4-6
O desprezo pela Casa de Deus, Ag 1.10,11
A falta da presença de Deus, Joel 1.10-12

  • A necessidade espiritual trás anseio por água
Sl 42.1,2 Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
Sl 63.1 Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água
 Am 8.11Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

  • Aflitos e necessitados buscam as águas, Is 41.17-20; 49.7-10
  • O caminho do Senhor está nas águas, Sl 77.19
  • Deus quer nos guiar às águas, Sl 23.1,2
  • Profecia de vida aos necessitados, Is 35.5-7
Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.

Águas impróprias – salobra
  • As águas amaldiçoadas com praga, Êx 7.17 água em sangue – o rio fedeu…
  • As águas de Mara salvas por um lenho (árvore) – figura de Jesus
Êx 15.23-25 Então, chegaram a Mara; mas não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se o seu nome Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?  E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe um lenho que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces; ali lhes deu estatutos e uma ordenação e ali os provou.
Lucas 23.31 Porque, se ao madeiro verde fazem isso, que se fará ao seco?
Jo 15.1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

“Ao cheiro das águas brotará” – Renovação pela Palavra e pelo Espírito
Exemplo: Jo 5.1-9
V.2          Porta das ovelhas – lugar (com muitas águas) onde se lavava ovelhas – IGREJA
Betesda = Casa de Misericórdia – IGREJA
V.3          Cegos, mancos, ressicados (muito seco, magro, mirrado) aguardando o movimento das águas.
V.4          Após o mover das águas havia cura.
V.5          38 anos enfermo – raiz envelhecida, tronco morto
V.6          Vendo e sabendo – Jesus conhece sua necessidade
V.7          Ninguém para ajudá-lo – Sozinho, impossível, mas diante de Jesus não.
V.8          Jesus lhe disse – Poder indescritível do Espírito e da Palavra (dos quais Jesus era cheio) para mover as águas e dar vida
V.9          Cura total, satisfação da sede, brotou renovos ao cheiro das águas

Porque CHEIRO? – perfume, fragrância, aroma – palavra proveniente da raiz: cheirar, perfumar, sentir cheiro, aceitar
Se aceitarmos só um pouquinho da Palavra + Espírito = haverá cura, vida!!!
  • Só o cheiro faz esta diferença, imagine mergulhar nessas águas!

Jesus = Fonte das águas
Is 12.3 – E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação.
Is 32.2 – E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
Jo 4.10 – Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

  • Ele quer e pode nos tornar fontes também
Jo 4.13,14 – Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.

E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado Jo 7.36-39

E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.Is 58.11

Hão de vir, e exultarão na altura de Sião, e correrão aos bens do SENHOR: o trigo, e o mosto, e o azeite, e os cordeiros, e os bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.Jr 31.12

  • Para dar de beber
…tive sede, e destes-me de beber, Mt 25.35

  • Cheios da Palavra
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.Cl 3.16

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Jo 14.21

  • Cheios do Espírito
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do EspíritoEf 5.18

Chega de águas amaldiçoadas, chega de águas amargas.

Jesus convida
Is 55.1 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Ap 22.17  E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida
Jo 4.10-14 Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

content top